Pages

sábado, 24 de setembro de 2011

Maquiagem e saúde da pele



A maquiagem pode ser uma aliada da sua pele. Basta aprender a lidar com ela! Veja mais na entrevista com o dermatologista.


imagem do post


Todos sabemos que a maquiagem é uma grande aliada das mulheres. Ela realça os pontos fortes do rosto e disfarça imperfeições, além de trazer luminosidade à pele, charme ao visual e personalidade para qualquer rosto. No entanto, nada adianta “fazer a pele” sem se preocupar em mantê-la sadia, certo? Nesta entrevista, o dermatologista Adilson Costa fala mais sobre essa relação. E ensina a aporveitar ao máximo (e com segurança) o que você tem em sua nécessaire!



Cuide da Pele-A maquiagem ajuda a tratar questões específicas da pele seca ou oleosa?


dilson Costa – As maquiagens têm papel fundamental no controle de condições próprias da pele, caso, por exemplo do ressecamento e da oleosidade excessiva. Embora não sejam tratamentos para essas condições, são ótimos agentes controladores: maquiagens desenvolvidas para a pele oleosa, por exemplo, muitas vezes têm agentes absorvedores de gordura, conferindo um toque mais seco para a pele sem perder sua capacidade de hidratação. No caso de peles secas, há produtos com agentes hidratantes potentes que impedem a perda de água da pele para o meio ambiente. O importante é acertar na escolha do produto certo para o seu tipo de pele.



Cuide da Pele – Por que é tão importante termos disciplina e lembrarmos de remove-la? É verdade que não retirá-la direito pode “envelhecer” a pele, como diziam nossas avós?



Adilson Costa – Envelhecer, não. O que pode acontecer é da permanência de maquiagem por períodos longos “ocluir” a pele, ou seja, obstruir os seus poros. Isso aumenta o risco de acne, além de aumentar a chance de irritações e alergias a algum componente do produto. Mas só acontece se você não remover direito os resíduos de maquiagem.



Cuide da Pele – E como remover essa maquiagem com eficiência? Podemos substituir o sabonete facial pelo demaquilante, ou usar apenas o sabonete e o tônico, por exemplo?

Adilson Costa – Geralmente, o demaquilante remove os resíduos de maquiagem e o sabonete é usado em seguida como um finalizador dessa limpeza. Já o tônico complementa a limpeza, removendo impurezas e resíduos que possam ter restado dos produtos usados para a limpeza, além de manter o equilíbrio natural da pele, revigorar  e recuperar a vitalidade. Contribui, assim, como agente de preparo para o uso do produto seguinte (geralmente, um hidratante).



Nenhum comentário:

Postar um comentário